Na matemática clássica, a geometria analítica é também chamada geometria de coordenadas e de geometria cartesiana. Geometria Analítica, é o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas, considerando os princípios da álgebra e da análise. Considera-se um campo matemático, no qual, são utilizados métodos e símbolos algébricos para representar e resolver problemas geométricos. A importância da geometria analítica está no fato de que ela estabelece uma correspondência entre equações algébricas e curvas geométricas. Essa correspondência torna possível a reavaliação de problemas na geometria com problemas equivalentes em álgebra, e vice-versa; os métodos utilizados para solucionar problemas em geometria podem ser usados para resolver problemas na álgebra. A geometria analítica é muito utilizada na física e na engenharia, e é o fundamento das áreas mais modernas da geometria, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional.
O cálculo vetorial, configura uma área da matemática que trata da diferenciação e integração de campos vetoriais, geralmente no espaço euclidiano R3.
O Cálculo vectorial possui um papel importante na geometria diferencial e no estudo de equações diferenciais parciais. Ele é extensivamente utilizado em Física e Engenharia, mais explicitamente na descrição de campos eletromagnéticos, campos gravitacionais e mecânica dos fluidos.