Noção Intuitiva
Inicialmente, para um perfeito entendimento do que é um vetor, deve-se considerar que na natureza existem dois tipos de grandezas: Escalares e Grandezas Vetoriais.
Grandezas Escalares:
Exemplo: neste momento e neste local, a temperatura ambiente é de 28°C, onde 28 é o módulo ou intensidade da grandeza e °C (graus Celsius) é a unidade de medida adequada.
Grandezas Vetoriais:
Exemplo: se uma força é aplicada em um corpo, certamente ela é aplicada com uma determinada intensidade (ou módulo) acompanhada de uma unidade, numa determinada direção e num determinado sentido.
A ideia de direção é dada por uma reta. Reta paralelas têm sempre a mesma direção. Sendo assim, na figura abaixo, a reta (r1) define uma direção diferente da direção definida pela reta (r2). No entanto, a reta (r3), por ser paralela a (r1), tem a mesma direção dada por (r1).
Segmento de Reta:
Dados dois pontos distintos A e B de uma reta ( r ), dá-se o nome de segmento AB ao conjunto formado pelos pontos A e B e por todos os pontos C tais que C localiza-se entre A e B.
A medida do segmento AB, indicada por AB, é uma grandeza escalar.
Exemplo: AB = a cm.
Segmento Orientado de Reta:
Definindo-se em um segmento AB de reta um sentido de percurso, considerado positivo, por exemplo, de A para B, passa-se a ter um segmento orientado de reta. Neste caso, tem-se uma grandeza vetorial, pois o segmento AB tem uma medida (módulo ou intensidade), indicada por AB, tem uma direção definida pela reta ( r ) que suporta o segmento AB e um sentido, que é dado pelo sentido de percurso e definido de A para B.
Notação:
O segmento orientado de reta AB é indicado por AB ⃗ , onde a seta indica o sentido de percurso, isto é, de A para B. A é a origem e B é a extremidade de AB ⃗ .
Vários segmentos orientados de mesmo comprimento (ou módulo), com a mesma direção e mesmo sentido são congruentes (ou equivalentes) e são representantes de um mesmo vetor.
Assim, vetor, com um significado geométrico, é um segmento orientado e, portanto, é uma grandeza vetorial.
AB é um segmento e, portanto, um vetor, que será denotado por v ⃗ , AB ⃗ ou B - A, ou seja:
v ⃗ = AB ⃗ = B - A indica o vetor de origem A e extremidade B.
NOTA: o vetor AA ⃗ = 0 indica o vetor nulo (a origem coincide com a extremidade).
Módulo de um Vetor:
O comprimento ou medida do segmento orientado ou vetor v ⃗ = AB ⃗ = B - A, denominado de módulo de vetor v ⃗ , AB ⃗ , é denotado por | v ⃗ | = | AB ⃗ |.
Segmentos orientados paralelos a um segmento orientado AB ⃗ , com os mesmos comprimentos, mesma direção e sentido são representantes de um mesmo vetor v ⃗ .
Desta forma, dado um vetor v ⃗ = AB ⃗ e um ponto P, existe um único Q tal que o segmento orientado PQ ⃗ tem o mesmo módulo (comprimento), a mesma direção e o mesmo sentido de AB ⃗ , ou seja, PQ ⃗ = v ⃗ = AB ⃗ . Diz-se que o vetor PQ ⃗ é equivalente (igual ou equipolente) ao vetor AB ⃗ .
Casos Particulares de Vetores
Vetores Paralelos:
Quando dois vetores u ⃗ e v ⃗ são paralelos, indica-se este fato por u ⃗ // v ⃗ e os seus representantes têm a mesma direção.
Vetores Iguais:
Quando dois vetores u ⃗ e v ⃗ são iguais, indica-se u ⃗ = v ⃗ , quando têm o mesma módulo (comprimento ou intensidade), a mesma direção e o mesmo sentido.
Se u ⃗ e v ⃗ têm o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos contrários, diz-se que v ⃗ = - u ⃗ .
Neste caso o vetor v ⃗ = - u ⃗ é o oposto de u ⃗ .
● Vetor unitário
Um vetor u ⃗ é considerado unitário quando tem módulo (ou comprimento) igual a 1, ou seja | u ⃗ | = 1. O módulo de um vetor u ⃗ é indicado por | |.
Se | u ⃗ | = 1, então u ⃗ é vetor unitário.
Para cada vetor v ⃗ , v ⃗ ≠ 0 ⃗ , pode-se associar dois vetores unitários de mesma direção de v ⃗ : um vetor u ⃗ , com o mesmo sentido de v ⃗ , e um vetor - u ⃗ , de sentido contrário ao de v ⃗ .
O vetor unitário u ⃗ que tem a mesma direção e sentido de v ⃗ , é denominado de versor do vetor v ⃗ , e é determinado dividindo-se o vetor v ⃗ pelo seu módulo, isto é, versor de v ⃗ = v ⃗ / | v ⃗ | .
EXEMPLO: se v ⃗ é tal que | v ⃗ | = 6, então versor de v ⃗ = u ⃗ = v ⃗ / 6 .
Vetores Ortogonais:
Os vetores u ⃗ e v ⃗ são ortogonais, e indica-se por u ⃗ ⊥ v ⃗ , se o ângulo entre u ⃗ e v ⃗ (ou entre u ⃗ e algum representante de v ⃗ ) for ângulo reto (90°).
O vetor nulo 0 ⃗ é considerado ortogonal a qualquer vetor.
Vetores Colineares:
Dois ou mais vetores são colineares quando pertencem a uma mesma reta.
São colineares os vetores u ⃗ , v ⃗ e w ⃗ .