1.5 ANOTAÇÕES: APRENDER A CONSTRUIR O ARQUIVO PESSOAL

A construção de um arquivo pessoal requer que você saiba elaborar fichamentos, o que significa:
. Identificar qual a intenção do autor ao elaborar um texto (em um livro aparece na introdução, em capítulos geralmente entre o primeiro e o segundo parágrafos).
. Identificar as ideias (nas quais a intenção se expressa melhor, independente do autor se utilizar de ideias suplementares ou complementares).
. Saber referenciar (na maioria dos casos, de acordo com as Normas da ABNT).
. A digitação dos resultados e a sua organização em pastas corresponde à formação de um arquivo pessoal e que pode ser classificado da seguinte forma: por assunto, por autoria, por título ou capítulo da obra.
. O fichamento contribui para uma precisa compreensão do texto e a possibilidade de melhor manuseio das informações – e, claro, implica saber lidar com os variados enfoques que permeiam o conhecimento – constitui técnica de estudo e de pesquisa, e facilita a interpretação.

Existem instituições que já impõe aos avaliadores os critérios a serem considerados para efeito de notas e, não raro, atribui-se a mesma pontuação à formatação, referências, relevância e tratamento teórico dado à temática escolhida. Por isso cabe reconhecer que se por um lado a ABNT apenas recomenda, as IES exigem o cumprimento das normas.