As condições de um ensino-aprendizado que o reconheça como um ser provido de conhecimentos anteriormente adquiridos é que despontará um potencial possível a ser desenvolvido em favor do processo educativo. É importante que você aceite nosso convite a participar de forma mais dinâmica na vida da universidade, informando-se sobre os Programas de Iniciação Científica , os Institutos de Pesquisa, os Museus, a Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) e as publicações.

Os professores podem orientá-lo para que participe como bolsista ou voluntário de um dos vários projetos de pesquisa em andamento (mesmo que não seja responsável por um deles) e os que estiverem em processo de aprovação, ou mesmo, em algum programa/projeto de extensão, entre os vários que a PUC Goiás desenvolve. É importante ressalvar que a formação do aluno no Ensino Superior não se reduz à sala de aula. Embora a maioria se conforme ou somente dispõe dessa alternativa, coloca-se em xeque uma formação de boa qualidade, pois o que resulta da fragmentação do ensino é sempre uma aprendizagem de "faz-de-conta".