Pressupostos Pedagógicos

Segundo Ruggiero (1989) a concepção de Educação a Distância (EaD) está diretamente relacionada a “uma estratégia de se implementar o currículo, por intermédio de um projeto educativo vinculado a um determinado projeto político”. Já no entendimento de Sentgraf (1992, p.9)

 

o termo a distância se refere a uma relação professor-aluno diferente da que se processa em estudos convencionais, uma vez que o professor se faz presente junto ao aluno através de um canal de comunicação, podendo ambos estar distantes no tempo e no espaço. A Educação a Distância se constitui num processo educativo planejado, acompanhado e avaliado, com base na Tecnologia Educacional, não devendo ser confundido com o uso eventual de multimeios.

 

Nas duas definições de EaD percebe-se a presença da idéia de um processo educativo, organizado e sistematizado, no qual a relação professor/aluno se dá de forma mediatizada, havendo a necessidade de se estabelecer uma via de comunicação entre ambos, uma comunicação que assume a característica bidirecional e multidirecional pelas potencialidades de interatividade proporcionadas pelas tecnologias da informação e da comunicação.

 

As diversas definições existentes de EaD permitem apontar algumas especificidades presentes nessa modalidade de educação, dentre elas, pode-se destacar:

 

  • Fator distância – No processo educativo, aluno e professor estão distantes no espaço geográfico, embora momentos presenciais possam existir;
  • Material Didático – O processo pedagógico na modalidade de EaD está focado no processo de aprendizagem do aluno, resultando na necessidade de elaboração de materiais didáticos de apoio e auto-instrucionais;
  • Mediação pedagógica – Realizada por meio dos materiais didáticos. Atualmente, a utilização das tecnologias da informação e da comunicação, enquanto instrumento dessa mediação, potencializa a interação e a dialogicidade entre os participantes. Assim, é importante que se enfatize uma mediação pedagógica a partir de abordagens interativas entre os seres humanos, não a limitando a uma interatividade com os materiais didáticos;
  • Auto-aprendizagem – Talvez a característica mais marcante de EaD e deve ser pensada como uma dimensão do ensino que favoreça o estudo independente e autônomo por parte do aluno.

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