Pesquisa científica é a investigação da realidade baseada no método que considera a ética, os procedimentos e as técnicas para contribuir na melhoria das condições de existência dos seres humanos, a partir dos resultados obtidos.
A eclosão do conhecimento científico tem seu custo, que é a fragmentação do saber, ou seja, a separação em: conhecimento prático (a experiência ) e conhecimento teórico (os pressupostos).
A superação desse problema vem com um novo paradigma para a ciência da atualidade que é a abordagem sistêmica (pensar em rede significa que tudo está relacionado). Essa é uma alternativa possível, contudo encontra-se mais em discussão do que em prática, pois contraria quem desfruta de prerrogativas, cujo norte é a acumulação do saber, na qual respaldam para afirmarem seu poder.
Por isso a pesquisa científica continua a se alimentar na abordagem cartesiano/newtoniana fruto de um positivismo que mais contribui para recortes e menos com o desenvolvimento de condições diferentes das que se apresentam.