Unidade III

3.5 A Ciência

3.5 A Ciência

Finalmente surge o conhecimento científico, que decore do conhecimento filosófico, e como resultado do próprio conhecimento humano, que possibilita “[...] obter um conhecimento objetivo e sistemático dos fenômenos do universo [...]” (SOUZA, 1976, p. 15), porque esse conhecimento não se apoia, para explicação do mundo, no sobrenatural, no divino, ou na razão (enquanto imutável), mas no real enquanto explicação provisória e aproximadamente verdadeira.

Deve-se assinalar que o conhecimento é visto como verdadeiro quando se refere à ciência

Deve-se assinalar que o conhecimento é visto como verdadeiro quando se refere à ciência, quando se aprende as leis, as teorias, os conceitos, as definições e as fórmulas. Nesse caso, o senso comum deve apontar o caminho para a ciência, pois a ciência percorre sua trajetória pela investigação processada, análise dos resultados, dos experimentos e da comprovação (validação dos resultados). E, em tese, a finalidade dessa modalidade de conhecimento é, a partir dos resultados, melhorar as condições de existência humana.

De acordo com os novos paradigmas, o conhecimento científico somente pode ser admitido sob a ótica do evolucionismo (representada pela concepção sistêmica ou pelo enfoque materialista de mundo), que se opõe ao criacionismo (concepção idealista de mundo). E que a Ciência Moderna corresponde ao que se afirma como cartesianismo, com a fragmentação do conhecimento posta em cheque, especialmente, pela concepção sistêmica de mundo (interessante para essa compreensão é a leitura do livro Ponto de mutação, de Fritjof Capra, na impossibilidade recomenda-se assistir ao vídeo, com o título homônimo e dirigido por Bernt Capra). E que a ciência emergente, corresponde à pós-modernidade.

para entender a natureza do conhecimento científico deve-se partir do empírico

Em resumo, para entender a natureza do conhecimento científico deve-se partir do empírico, a seguir consideram-se teorias (explicações), via procedimentos pertinentes, finalmente retorna-se à realidade com o desenvolvimento de resultados práticos para a sociedade. A importância do conhecimento científico pode ser medida século, após séculos, porque advém de outros que o precederam, no presente é aquele cujos resultados têm posto em evidência a precariedade entre o que se conhece e o que se precisa conhecer, e isso pode ser expresso quando se considera que, a partir do século XX, “[...] a teoria da relatividade [...] provocou os mais importantes abalos no edifício científico construído há dois séculos para cá [...]” (FOLQUIÊ, 1976, p. 81)

deve-se admitir o conhecimento somente enquanto processo

Poder-se-ia estender ainda por mais contribuições significativas no tocante à afirmação do conhecimento científico e sua importância para o ser humano. Vale ressaltar que não seria possível dispor de tudo o que este nível de conhecimento nos permite senão graças a todos os estágios anteriores. Daí deve-se admitir o conhecimento somente enquanto processo.

Importa, também, destacar que um dado conhecimento é predominante – na atualidade o científico -, mas isto não significa a eliminação das outras modalidades, principalmente quando se considera o conhecimento vulgar (senso comum e outras denominações) como fonte de retroalimentação para todos os níveis de conhecimento. No caso da ciência, o senso comum, instaura um sem fim par ao processo de investigação.