De fato a monografia se caracteriza como o registro de conhecimentos decorrentes de uma investigação – precedida da etapa de planejamento – cuja finalidade é demonstrar o estágio de conhecimento alcançado pelo aluno e a sua capacidade de explicar um aspecto da realidade e de comunicar os resultados a serem expressos, relacionando a teoria à prática.

a) Na dimensão teórica ou monografia de análise teórica “[...] evidencia uma simples organização de ideias, organizadas de bibliografia de autores consagrados que escrevem sobre o tema [...]” (TACHIZAWA; MENDES, 1999, p.31)

b) Na dimensão teórico-prática, ou monografia de análise teórico-empírica, baseia-se “[...] em informações obtidas diretamente no campo ou origem dos eventos pesquisados ou de obras bibliográficas ou de relatórios de pesquisas anteriores sobre o tema.” (TACHIZAWA; MENDES, 1999, p.41)

c) Na dimensão de um estudo de caso, ou monografia de estudo de caso, compõe a “[...] análise específica da relação entre um caso real e hipóteses, modelos e teorias.” (TACHIZAWA; MENDES, 1999, p.49)