Por mais variados que sejam os modelos existentes, o planejamento exige que uma formulação que corresponda ao que se pretende investigar: pode ser o plano de pesquisa (para revisão teórica), o pré-projeto (anteprojeto) ou o projeto de pesquisa (indispensável para todas as modalidades de pesquisa). Importante são as diretrizes que permitam atingir o que se quer conhecer e a modalidade que mais se aproxima da resposta pretendida. Consiste em atender a um mínimo de requisitos exigidos e que seja reconhecido (aprovado) como tal pela instituição.
A síntese é uma atividade básica, requerida como princípio para se elaborar, qualquer das modalidades. É necessário que o(a) estudante aprenda elaborar esquema de leitura (fidedignidade ao original), resumo (subjetividade) e resenha (sempre provida de comentário apreciativo ou crítico).
Não se pode ignorar que a estrutura formal do trabalho em que serão comunicados os resultados pode até variar, quando se trata de exigências pertinentes a cada uma das instituições superiores (IES), mas, na essência, a estrutura lógica permanece a mesma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Da mesma forma é necessário adotar-se clareza, concisão e simplicidade na redação como determinante do princípio de cientificidade.